Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Irrigação melhora o IDH de Municípios e aumenta produtividade da agricultura, defendem especialistas

Notícias

11/06/2014

Compartilhe esta notícia:

Irrigação melhora o IDH de Municípios e aumenta produtividade da agricultura, defendem especialistas

Ag. CNMA irrigação melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fixa o homem ao campo e aumenta a produtividade da agricultura. A afirmação foi feita por especialistas em audiência pública realizada nesta terça-feira, 10 de junho, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) da Câmara.
 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) concorda com a constatação e alerta, ainda, que no último ano 1514 Municípios tiveram prejuízos econômicos que causaram a decretação de Situação de Emergência em decorrência da falta de chuva. Assim, a disponibilidade de água para produção garante a segurança hídrica dos produtores rurais, reduzindo os riscos de frustração de safra.
 
Durante a audiência, o consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Hypérides Pereira de Macedo falou sobre como a gestão dos recursos hídricos tem melhorado a vida dos nordestinos, desde que a água chegou aos locais adequados, de terreno fértil e produtivo no semiárido, os chamados tabuleiros. “A irrigação melhorou o PIB na educação, o IDH, aumentou a longevidade. Você vê uma melhoria dos Municípios [nordestinos] com irrigação, inclusive da atividade econômica”, disse.
 
Além da construção de mais açudes terciários (de rios menores, afluentes dos afluentes dos rios que chegam ao mar, e mais próximos da população), Hypérides ressaltou que a água não pode ser mantida num grande reservatório, pois evapora sem ser utilizada. Para também ser destinada à irrigação, o caminho é a construção de mais adutoras.
 
O chefe da divisão de agricultura irrigada do Ministério da Agricultura, José Silvério da Silva, afirmou que o Brasil tem 5,8 milhões de hectares de lavouras irrigadas, responsáveis por 20% da produtividade nacional e por 43% em termos de valor econômico da produção agrícola do país. Ele declarou que a produção precisa crescer ainda mais, de forma vertical, com aumento de produtividade e não de expansão do território plantado, para fazer frente às necessidades de alimentação da população e ainda preservar o meio ambiente.
 
Um dos maiores desafios para manter esse caminho de produtividade é conseguir manter a oferta de água, num cenário de disponibilidade per capita cada vez menor, o que exige o uso racional do recurso, tanto por meio de equipamentos de irrigação mais poupadores quanto de culturas menos exigentes de água, o que também demanda pesquisa, observou.
 
Agência CNM, com informações da Agência Senado

Notícias relacionadas