Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Inverno aumenta o risco de doenças oculares, como alergias e infecções

Notícias

12/07/2017

Compartilhe esta notícia:

Inverno aumenta o risco de doenças oculares, como alergias e infecções

Ag. BrasilAs temperaturas mais baixas costumam vir acompanhadas de um glamour no vestuário, comidas deliciosas e romantismo. Contudo, oftalmologistas alertam que a época exige atenção, porque favorece o surgimento de doenças relacionadas à visão. Um dos problemas mais comuns é a alergia ocular, que se intensifica nos pacientes com condição alérgica prévia.

Enquanto nos países da América do Norte as doenças são mais características durante a primavera, no Brasil o fenômeno acontece agora durante o inverno. Além das alergias, nesse período é comum também o aparecimento de doenças virais que afetam os olhos.

Assim explica a oftalmologista e professora de pós-graduação da PUC-Rio, Renata Rezende. A especialista conta que no país a doença é desencadeada pelo ácaro, muito presente nos cobertores e agasalhos guardados, por exemplo. “Quando eles [as pessoas] têm contato com este tipo de vestuário ou de coberta, desencadeiam as crises alérgicas e o olho normalmente é afetado, nesta época, por conta disso”, advertiu Rezende.

Conjuntivite

Outro fator que contribui para os problemas de saúde ocular no inverno é a infecção viral causada pelo adenovírus, que provoca gripe e infecções respiratórias. De acordo com a médica, o paciente fica com baixa imunidade, o que permite o surgimento de doenças como a conjuntivite.

“A conjuntivite que dá nesta época é mais associada a situações em que o paciente já está gripado. É aquele adenovírus na via aérea superior que também pega a superfície ocular. Não é aquela epidemia que a gente vê no verão, é uma conjuntivite mais branda, mas afeta os dois olhos”, esclareceu.

Herpes

Renata Rezende, que também é integrante da Academia Americana de Oftalmologia, destacou que as infecções respiratórias acabam sendo mais frequentes no inverno porque é mais comum se permanecer em locais fechados para escapar do frio e o ambiente fica contaminado por partículas decorrentes até de espirros. Nesta situação, podem se manifestar também casos de herpes em pacientes que também estão com baixa imunidade e que já tiveram contato com a doença.

“O mesmo herpes que provoca uma lesão labial pode dar uma recidiva ocular. Então, pode dar uma lesão na pálpebra, pode dar conjuntivite, que parece uma conjuntivite por vírus simples, mas pode ser causada pela herpes; pode afetar a córnea e pode afetar os tecidos dentro do olho, como a íris. O herpes é um vírus que pode estar associado ao comprometimento de várias estruturas oculares”, indicou.

Cuidados

Para evitar as alergias, a médica sugeriu lavar as cobertas e agasalhos que estejam guardados antes de usar. Além disso, aconselhou manter janelas abertas durante um período do dia para fazer a ventilação da casa.

A médica também lembrou um velho erro de todos aqueles que ficam coçando os olhos, acrescentando que esfregar os olhos pode agravar o quadro das doenças.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil 

 

 


Notícias relacionadas