Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Instituições participantes do Programa Escola Aberta passam a funcionar nos fins de semana

Notícias

12/09/2006

Compartilhe esta notícia:

Instituições participantes do Programa Escola Aberta passam a funcionar nos fins de semana

Agência CNM

As escolas que participam do Programa Escola Aberta irão abrir os portões aos sábados e domingos para a comunidade, a partir do primeiro fim de semana de outubro.

O objetivo da Escola Aberta é a melhoria da qualidade da educação, ampliando o acesso a atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda. Para isso, proporciona a abertura de escolas públicas de 5ª a 8ª série e de ensino médio nos fins de semana.

Criado em 2004 e desenvolvido pelos ministérios da Educação; do Trabalho e Emprego; do Esporte; da Cultura; e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o programa está sendo aperfeiçoado.

Podem aderir ao programa escolas públicas das redes municipais, estaduais e do Distrital Federal com alunos no ensino fundamental regular, especial ou indígena. As escolas devem estar em regiões metropolitanas e são submetidas à seleção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).

As 113 novas escolas que se inscreveram no programa, além das 1.296 já inscritas estarão disponíveis para a população local.As novas escolas estão nas regiões metropolitanas de Natal (RN), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belém (PA), Palmas (TO), Aracaju (SE) e Teresina (PI), onde serão realizadas oficinas, atividades esportivas e culturais.

No início, estavam inscritas 155 escolas das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte e Vitória. Hoje, são 1.296 escolas e, a partir de outubro, 1.409. Desde a sua criação, foram ofertadas cerca de 3,2 mil oficinas, beneficiando 200 mil pessoas, entre alunos e moradores das comunidades localizadas perto das escolas. Este ano, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) dispõe de R$ 24 milhões, exclusivos para esta atividade.


Notícias relacionadas