
Notícias
07/06/2006
Inscrições para o Prêmio Vivaleitura vão até 15 de junho
Agência CNM
As inscrições para o Prêmio Vivaleitura, que visa a estimular e conhecer experiências bem-sucedidas relacionadas à leitura, terminam dia 15 de junho. Serão destinados R$ 25 mil aos trabalhos vencedores nas categorias bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; e pessoas físicas, universidades e instituições. O julgamento está previsto para agosto e a premiação para outubro ou novembro, em Brasília.
O Prêmio, criado em novembro de 2005, é coordenado pelos ministérios da Educação e da Cultura e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Recebe patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Até esta terça-feira já havia 702 projetos inscritos. De acordo com a gerente do Prêmio, Lúcia Jurema Figueroa, mais de dois mil trabalhos foram recebidos, porém nem todos estavam adequados às normas da seleção. Os trabalhos podem ser manuscritos, digitados ou datilografados e devem relatar experiência ou projeto pedagógico na área de leitura.
Uma comissão composta por especialistas em leitura fará a seleção dos trabalhos em três fases. A primeira irá verificar a compatibilidade do projeto com o regulamento; a segunda vai escolher 15 finalistas, cinco em cada categoria; e a terceira definirá os três vencedores. Os critérios para escolha dos projetos são: clareza entre objetivos e resultados; adequação à faixa etária do público-alvo; pertinência da ação desenvolvida com a comunidade a que se destina; criatividade e dinamismo da ação de leitura e qualidade dos resultados.
As inscrições podem ser feitas na página eletrônica do Prêmio ou por carta registrada endereçada ao Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 710377, CEP: 03410-970, São Paulo, SP.
Notícias relacionadas


