Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Inscrições para participar do projeto Experiências do Brasil Rural estão abertas

Notícias

08/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Inscrições para participar do projeto Experiências do Brasil Rural estão abertas

08032021 Turismo

Impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo é o objetivo do projeto Experiências do Brasil Rural, desenvolvido pelos Ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MTur e Mapa) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os gestores municipais que se interessam pela iniciativa inovadora podem fazer inscrição de hoje, 8 de março, até 2 de abril.

O projeto propõe apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país, e o resultado dos selecionados para implementação das ações será divulgado no dia 7 de maio. Após aberto o prazo de recursos administrativos, a divulgação do resultado está prevista para o dia 24 de maio. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre a oportunidade e incentiva a participação dos gestores locais.

Por meio da parceria, os idealizadores da iniciativa pretendem impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, diversificando assim a oferta turística do Brasil. Além disso, também desejam fomentar as experiências no meio rural, oferecer ao turista a oportunidade de saborear produtos dos agricultores familiares, além de possibilitar visitas para conhecer o processo de produção.

Serão selecionados inicialmente oito roteiros turísticos que compõem as cadeias agroalimentares do queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia nas cinco regiões do país, que contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, assim como a comercialização de produtos e serviços. Estão previstas ainda capacitações para os empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências.


Serão realizados diagnósticos das rotas selecionadas e elaborados planos de ação específicos para cada uma delas para estimular a inovação, com impacto direto na realidade local. Dentre os  resultados esperados estão: fortalecimento dos roteiros turísticos; inserção dos produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato; e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.


A área técnica de Turismo da CNM acredita que o segmento é um grande potencial de desenvolvimento social, humano e econômico dos espaços rurais. O projeto incentiva a fixação do homem no campo, promove a venda direta da produção agrícola, agrega valor na forma de processamento manual e proporciona o contato direto do consumidor com o produtor.

A Confederação publicou uma Nota Técnica 24/2016 que traz orientações detalhadas do Turismo Rural como fator de desenvolvimento municipal. Além de realizar live com o Mapa sobre "Turismo Rural: entenda como seu Município pode participar das oportunidades do MAPA".

Impulsionar os serviços de alimentação, entretenimento e hospedagem é outro desdobramento do incentivo ao turismo rural, além dos produtores in natura como de queijo, compota, artesanato. Os especialistas da entidade municipalista lembram ainda que a iniciativa pode aumentar a renda dos agricultores e gerar novos empregos, consequentemente, elevar a receita municipal, preservar, resgatar e divulgar o patrimônio natural e cultural local.


Notícias relacionadas