Notícias
25/06/2018
Iniciativa de excelência no atendimento à população de Venâncio Aires (RS) é inscrita em Prêmio ODS Brasil
A busca pela excelência no atendimento à população motivou a prefeitura de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, a desenvolver ferramentas que possam dar voz ao cidadão na identificação e na resolução de problemas locais. A cidade implementou o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o aplicativo denominado Fiscale como forma de auxiliar as pessoas em suas respectivas demandas. O Município gaúcho é mais um que atendeu à convocação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e confirmou inscrição para participar do Prêmio ODS Brasil.
A iniciativa desenvolvida em Venâncio Aires visa ao alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que prevê Paz, Justiça e Instituições Fortes. Na prática, o cidadão identifica um problema no seu Município e encaminha a demanda à prefeitura por meio do aplicativo, por telefone, por SMS ou mesmo pessoalmente. “Esse programa permite que a gente consiga fazer a gestão interna com qualidade, controle e ainda permite o controle da comunidade sobre os seus protocolos. A gente já recebeu 5 mil pedidos e temos todo o controle de como foi a solicitação e quando e como ela foi resolvida”, explicou o prefeito Giovane Wickert.
Segundo o prefeito, em menos de 24 horas o cidadão tem uma resposta da prefeitura com o encaminhamento do que será feito com a demanda. O mesmo acontece quando a solicitação é totalmente atendida. Depois de confirmar a participação do Município no Prêmio ODS Brasil, o gestor destacou a importância da visibilidade dessa iniciativa. “O Prêmio ODS é uma referência de sucesso e um reconhecimento para o Município. Ele também é importante porque compartilha os bons projetos entre os Municípios”, disse.
Inscrições
Municípios com projetos voltados aos ODS e que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 podem participar do Prêmio ODS Brasil. A CNM lançou uma campanha como forma de incentivar a participação no Prêmio e a disseminação de sua realização com a sociedade civil e com entidades parceiras.
Cada entidade pode inscrever, separadamente, até três práticas da sua categoria, lembrando que as práticas devem ter pelo menos um ano de existência, da data da inscrição, e possuir resultados mensurados. Serão reconhecidos projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 29 de junho.
Conheça os ODS
Os ODS foram implementados pelos 193 países membros das Nações Unidas, a partir de setembro de 2015. Os ODS integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás.
São 17 ODS com 169 metas que devem ser alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local. Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. Apesar de ser uma agenda global, tratam de temas que são cruciais para os Municípios.
Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, acesse o site: www.ods.cnm.org.br . Confira o Regulamento da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil