Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Inclusão digital melhora o desempenho de alunos em Sento Sé (BA)

Notícias

26/08/2010

Compartilhe esta notícia:

Inclusão digital melhora o desempenho de alunos em Sento Sé (BA)

CNM

 

Os Municípios do Brasil entendem cada vez mais a importância de se investir em tecnologias. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a execução de projetos voltados para a inclusão digital, como ocorre em Sento Sé, no interior da Bahia. Lá, os moradores começam a ter contato com computadores e a Internet. Evolução considerada apenas um sonho, há algum tempo, pela prefeitura.

 

“A Internet interliga as pessoas ao mundo. As crianças e adolescentes têm acesso a todos os dados e pesquisas disponíveis na rede. É um incentivo aos estudantes para que tenham êxito nas atividades escolares”. Essa é a definição dada pelo prefeito de Sento Sé, Ednaldo Barros, para o projeto de inclusão digital implantado recentemente no Município.

 

Em parceria com o governo federal, a prefeitura instalou computadores ligados à rede mundial via satélite. São ao todo 16 telecentros, 12 deles em escolas públicas municipais. Outros quatro ficam em locais estratégicos para servir a população local – dois no centro da cidade e dois em um distrito distante.

 

Projeto e prática
Depois de receber os equipamentos da União, Sento Sé foi responsável por disponibilizar salas especiais, com refrigeração. Além disso, com ajuda do Estado, capacitou professores para oferecer cursos de informática aos alunos. Cada telecentro, nos bairros e nas escolas, possui no mínimo oito e no máximo 15 computadores.

 

O custo para a construção das salas foi em torno de R$ 9 mil. Pouco, segundo a prefeitura, perto dos benefícios. De acordo com a administração local, 200 pessoas, por dia, usam os dois telecentros localizados no distrito. Esse número chega a duplicar nos espaços do centro: uma média de 400 moradores é beneficiada.

 

Objetivos
Os investimentos não devem parar. Segundo a prefeitura, a intenção é instalar um telecentro em cada uma das 40 escolas municipais de Sento Sé, porque incluir digitalmente a população de 38 mil habitantes é o objetivo da atual gestão.

 

O prefeito considera o acesso à Internet um sinônimo de educação. “Ela engrandece e aumenta o conhecimento do aluno”, afirma. Ele relata a significativa melhoria no desempenho dos estudantes. “A Internet é uma atração”, completa.

 

 

 

 


Notícias relacionadas