Notícias
08/07/2010
IGD alcança melhor índice de Municípios que conseguiram enviar as informações
CNM
Os alertas dados aos gestores municipais em relação ao envio das condicionalidades do Bolsa Família alcançaram o melhor resultado até agora. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) levantou que do total de prefeituras, apenas 89 - 1,6% - não conseguiram alcançar o mínimo de 20% do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) em Saúde.
Esse foi o menor número registrado desde a criação do IGD. “Isso significa que os gestores estão dedicados e preocupados em cumprir o mínimo para evitar perder os recursos do Índice”, ressalta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A Confederação recomendou aos gestores para que buscassem abranger 100% das famílias, e assim obter um melhor resultado.
Esses 89 Municípios, a partir de setembro deste ano, não receberão os recursos destinados para a gestão do Programa. Essa suspensão vale por seis meses, comunica a CNM.
IGD
Os números do IGD Educação – que mede se as famílias beneficiadas pela bolsa estão cumprindo as obrigações escolares – ainda não foram divulgados. O prazo para o envio destas informações acabou no último dia 29.
No IGD Saúde, os Municípios tiveram que verificar se as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família estavam regulares com a vacinação, peso e medida de altura de crianças com até sete anos. Além disto, as gestantes devem estar em dia com pré-natal, com consultas pós-parto e a participação em atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde local.
Acesse aqui planilha com o porcentual que cada Municípios alcançou