Home / Comunicação / Idade máxima para doação de sangue sobe de 67 para 69 anos
Notícias
13/11/2013
Idade máxima para doação de sangue sobe de 67 para 69 anos
Portaria publicada nesta quarta-feira, dia 13, amplia a idade máxima permitida para a doação de sangue para 69 anos. A faixa etária para doação era de 16 a 67 anos. A medida também obriga a realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT) em todas as bolsas de sangue coletadas pelos bancos de sangue públicos e privados do país
Em 2012, o Ministério da Saúde diminuiu de 18 para 16 anos a idade mínima para a doação de sangue. Com essas alterações, 8,7 milhões de novos voluntários poderão contribuir para manter os bancos de sangue. A medida já é válida em países como Estados Unidos, França e Espanha. Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% do parâmetro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A realização do teste permite maior rapidez na identificação de vírus como o HIV e o da hepatite C no sangue de doadores. O exame visa à redução da chamada janela imunológica para a identificação mais rápida desses vírus. A redução do tempo que o vírus permanece indetectável – a janela imunológica - por teste é de 35 dias para 12 dias no caso da hepatite C e de 22 dias para dez dias, no caso do HIV.
Os bancos de sangue terão 90 dias para se adequar às novas regras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será responsável pela fiscalização das redes.
Veja aqui a íntegra da Portaria 2.712/2013.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil