Notícias
14/08/2020
Hora do Turismo: série de lives é encerrada com apresentação de resultados e orientações sobre a governança
A última live da Hora do Turismo trouxe na quinta-feira, 13 de agosto, mais orientações de como os Municípios podem se planejar para a retomada segura das atividades turísticas quando a situação de saúde pública retornar à normalidade. Colaboradores da área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentaram na transmissão os resultados do projeto, destacaram as trocas de experiências com os convidados que participaram de videoconferências anteriores e apontaram os desafios para a governança do Turismo após a pandemia da Covid-19.
Um novo ciclo de videoconferências com representantes e especialistas deve ocorrer após o período eleitoral. Sobre esse pleito marcado para novembro, o presidente da Organização das Cidades Patrimônio Mundial (OCPBM) e consultor da Confederação, Mário Nascimento, ressaltou a importância do fortalecimento do Turismo estar no plano de governo dos que irão disputar as eleições municipais. “O candidato precisa ter a consciência de que o Turismo é um setor importante para recuperar a economia após a pandemia. É necessário incluir o Turismo nos planos de governo”, defendeu.
Esse entendimento foi seguido pela analista técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa. “É fundamental essa temática do Turismo junto aos candidatos a prefeito e a vereador. Acredito que isso cabe muito bem no papel dos conselheiros municipais. Eles devem preparar um documento aberto e entregar aos candidatos informando sobre a gestão do turismo nos Municípios e as necessidades locais”, disse a colaboradora ao mencionar também dados que reforçam o impacto do Turismo em 52 setores da atividade econômica. “São 2.694 destinos turísticos e 333 regiões mapeadas pelo Ministério do Turismo. Se falarmos em emprego formal, no ano passado houve crescimento de 329% em relação a 2018. O Turismo foi mais uma vítima da Covid-19, mas pode também ser a vacina para o reaquecimento da economia”, considerou a colaboradora.
Atuação na pandemia
Várias são as ações da CNM no Legislativo e no Executivo para minimizar os efeitos do impacto da pandemia do novo coronavírus nas administrações municipais. Durante a Hora do Turismo, Mário Nascimento elencou alguns projetos preponderantes para dar um pouco de fôlego às prefeituras e ao setor turístico. Ele citou a criação do selo Turista Protegido e a aprovação da Medida Provisória (MP) 963/2020, que abriu crédito extraordinário de R$ 5 bilhões para o Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
Outra MP, a 968/2020, publicada no início de abril, estabeleceu critérios para o cancelamento de serviços, de reservas, de eventos dos setores de turismo e cultura em razão do estado de calamidade pública. “Essa matéria trouxe segurança jurídica às empresas”, ressaltou o consultor da CNM. A implementação do Selo Turista Protegido foi lembrada por Nascimento como uma forma de reconhecer os estabelecimentos do setor que seguem boas práticas de biossegurança contra o novo coronavírus. Nesse sentido, também citou a iniciativa hotel amigo e as ações de promoção interna.
Orientações técnicas
Com a suspensão temporária da campanha, a área técnica de Turismo elencou pontos que podem ser reforçados pelos gestores. Algumas delas são a reavaliação dos planos e estratégias municipais; fortalecer e engajar o conselho municipal de turismo, criar novos roteiros e valorizar a experiência local.
A entidade também aconselha a busca integrada de roteiros e de novos parceiros, captar investimentos e acessar cartilhas e notas técnicas com as orientações da entidade.
Números da campanha
Muitos foram os resultados da campanha Municípios Juntos pelo Turismo depois de 16 transmissões da Hora do Turismo ao longo de 4 meses. A soma desses encontros semanais com a CNM totalizaram 19 horas ao vivo, ocasião em que convidados de diversos segmentos do setor relataram suas experiências e indicaram caminhos que podem ser adotados pelos gestores de cidades com potencial turístico para o desenvolvimento de várias atividades do setor. Esses conteúdos tiveram mais de 10 mil visualizações.
Outro ponto forte foi a promoção de destinos turísticos como parte da campanha. Essa iniciativa envolveu a divulgação de 34 vídeos nas redes sociais da CNM de cidades todas as regiões do país que encaminharam conteúdo audiovisual para reforçar a beleza, os serviços e a importância desses entes como opção para os turistas domésticos e estrangeiros. “Empresas que participaram das lives também colaboraram com a promoção dos destinos turísticos”, lembrou a analista técnica de Turismo da CNM, Mônica Costa.
Além disso, a área técnica de Turismo orientou, por e-mail, centenas de gestores. Todas as transmissões estão disponíveis no portal da TV CNM no YouTube, na página da entidade nas redes sociais e também, em formato de notícia, no portal da CNM. A orientação da área técnica de Turismo é no sentido de que os gestores acessem esse material como mais uma forma de ampliar conhecimento e de planejamento.
A entidade pede ainda que fiquem atentos ao novo ciclo de lives da Hora do Turismo. “Na nossa próxima etapa a gente vai receber novamente os vídeos e promover o potencial turístico dos Municípios nas redes sociais da CNM. Os gestores podem pedir apoio e enviar sugestões para a área técnica de Turismo”, destacou Mônica Costa.
Outras opções para o público e que podem ser acessadas são as notas técnicas, cartilhas, edições do CNM Qualifica, matérias e vídeos. Esses materiais e o calendário dos encontros estão disponíveis no portal da CNM (turismo@cnm.org.br). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: turismo@cnm.org.br
Importância da campanha
A campanha Municípios Juntos pelo Turismo, começou em 16 de abril com a preocupação da Confederação com o impacto econômico da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa ocorreu após manifestação da entidade para engajar gestores municipais, empresários e entidades e conscientizar a valorização do turismo nacional com a normalização das atividades. Outro ponto importante do projeto foi a troca de experiências e desenvolver novos métodos de proporcionar segurança ao viajante.
Pesquisas indicam a pretensão do turista em viajar após a pandemia. É sabido que o novo normal vai impactar diretamente em ações corriqueiras do turismo e uma das principais tendências seria o aumento da procura por viagens em território nacional, principalmente viagens regionais mais curtas. Esse entendimento da CNM é reforçado por conta de vários fatores que trazem mudanças, como a segurança do viajante, a alta do dólar, o medo de viajar em meios de transporte coletivos e o aumento dos preços das passagens de avião, pois devido às medidas de prevenção ao coronavírus as companhias aéreas devem adotar o distanciamento social e reduzir as vendas ao disponibilizar menos assentos por voo.
Com tantas mudanças, existe a necessidade de reinvenção do segmento pelo próprio comportamento do consumidor que deve priorizar os destinos mais convenientes nessa nova etapa. Dessa forma, a CNM destaca que é fundamental que o Município esteja alinhado aos novos protocolos ao retomar as atividades.
Por: Allan Oliveira
Notícias relacionadas

