Notícias
29/07/2015
Hepatites B e C são causa de morte de quase 1,5 milhão todos os anos
Mais de 1,4 milhão de pessoas perdem a vida por hepatite B ou C a cada ano. As informações foram publicadas pelas Nações Unidas no último dia 28 de julho, data que marcou o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites. A doença também provoca cerca de 80% de todas as mortes por câncer de fígado.
Uma das formas de contração do vírus é o contato com sangue inseguro, que pode ocorrer por meio de injeções ou seringas contaminadas. Como alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 11 milhões de pessoas que injetam drogas têm hepatite B ou C.
Outro dado que chama a atenção é que cerca de 2 milhões de pessoas contraem o vírus a partir de injeções inseguras. A organização explica que essas infecções poderiam ser evitadas através da utilização de seringas estéreis.
Vacinação
Crianças nascidas de mães com hepatite B ou C e parceiros sexuais de pessoas com hepatite também estão em risco de terem o vírus. Por isso, a OMS recomenda a vacinação de todas as crianças contra a infecção. A vacina deve ser administrada assim que possível após o nascimento. Na América Latina, todos os países introduziram a vacina contra a hepatite B em seus programas de imunização infantil.
A OMS também recomenda a vacinação de adultos que estão em maior risco de contrair a hepatite B. Um rol de medicamentos está disponível para o controle e cura das infecções.
Agência CNM, com informações da ONU