Notícias
09/06/2010
H1N1: Mais de 70 mi foram imunizados, Municípios seguem com campanha
CNM
Setenta e três milhões de pessoas foram imunizadas durante a campanha contra a Gripe H1N1, que terminou na última quarta-feira, 2 de junho. Desta vez, o prazo não foi prorrogado; porém, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores de Municípios que não atingiram a meta – de 80% da população – a manterem a campanha para obter melhor resultado.
A expectativa do Ministério da Saúde (MS) era vacinar ao menos 80% em cada grupo considerado prioritário, equivalente a 91 milhões de brasileiros. Por este motivo, o ministério também orienta os Municípios que ainda não atingiram as metas de vacinação contra a gripe montem estratégias para vacinar o público-alvo de todas as etapas cuja cobertura não atingiu a meta prevista no lançamento da campanha.
Ao todo, 113 milhões de doses da vacina foram compradas por meio de um aporte de R$ 300 milhões liberados pelo governo federal por medida provisória. Segundo o MS, a campanha de vacinação contra a Gripe H1N1 foi a maior já realizada no Brasil, por mais que ainda não tenha atingido a meta.
Mortes
Apenas no Estado do Paraná, pelo menos 12 pessoas morreram em razão do vírus da gripe este ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram notificados 4.838 e confirmados 1.325 casos da doença no período.