Notícias
03/09/2014
Grupo técnico do STN discute mudanças nos sistemas contábeis
O Grupo Técnico de Sistemas (GTSIS) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) se reuniu para debater mudanças que deverão ocorrer no sistema em 2015. A Confederação Nacional de Munícipios (CNM) participou dos encontros, que ocorreram durante esta segunda e terça feira, 1 e 2 de setembro, em Brasília. Um balanço do Sistema de informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) em 2014 foi apresentado.
Durante as reuniões, também foram apresentadas as novidades do Siconfi para 2015. A partir do próximo ano, serão enviados, além do Demonstrativo das Contas Anuais, os Relatórios de Gestão Fiscal (RGF), Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária (RREO) e o Cadastro de Operações de Crédito (COC).
Motivações para a introdução do padrão XBRL para aperfeiçoar o fluxo da informação contábil dos governos federal, estadual e municipal também fizeram parte do cronograma de apresentação. Essas mostraram, inclusive, a interação desse padrão com as normas internacionais de contabilidade.
A Matriz de Saldos Contábeis (MSC), que permitirá um maior detalhamento das contas contábeis, será utilizada gradativamente a partir de 2016, colhendo as contas de 2015. A ideia é que, a partir da MSC, sejam construídos o RREO e o RGF. Neste sentido, já se alerta a importância para que os municípios busquem uma forma de atendimento às informações que serão propostas pela matriz.
Acesse a pauta de discussões aqui