Home / Comunicação / Grupo de trabalho vai estudar eficácia da fosfoetanolamina no combate ao câncer
Notícias
30/10/2015
Grupo de trabalho vai estudar eficácia da fosfoetanolamina no combate ao câncer
O Ministério da Saúde deve criar um grupo de trabalho para analisar a segurança e a eficácia da fosfoetanolamina na cura de casos de câncer. A Pasta anunciou que uma portaria com as medidas devem ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 30 de outubro.
A fosfoetanolamina foi sintetizada pela equipe de pesquisadores chefiada pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, em São Carlos, há cerca de 20 anos. O medicamento ficou conhecido nas redes sociais como “pilula do câncer”, pela suposta capacidade de destruir tumores malignos. O problema é que a substância não passou oficialmente pelas etapas de pesquisa exigidas pela legislação, que prevê uma série de estudos antes de um medicamento ser usado por seres humanos.
Durante uma audiência pública realizada no Senado Federal, os donos da patente concordaram em cumprir as exigências científicas para determinar a eficácia da droga, e vão participar do grupo composto por representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização dos estudos clínicos. Os pesquisadores terão o apoio do Instituto Nacional do Câncer e da Fiocruz.
No início de outubro, o Supremo Tribunal Federal liberou o acesso à fosfoetanolamina a um paciente do Rio de Janeiro que estava na fase terminal da doença. Desde então, a demanda pela substância não para de aumentar.
Agência CNM, com informações da EBC