Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Governo retira gado criado em área de preservação ambiental

Notícias

25/07/2008

Compartilhe esta notícia:

Governo retira gado criado em área de preservação ambiental

Agência CNM

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou a apreensão de 3.100 cabeças de gado criadas ilegalmente na Estação Ecológica Terra do Meio, no município de Altamira (PA). É a primeira operação do Governo Federal de retirada de gado criado em área de preservação ambiental. Segundo o ministro, a intenção é definir a linha da fronteira da legalidade.

O ministro afirma que o rebanho bovino apreendido será leiloado, e o dinheiro arrecadado irá para o custeio da operação e para programas do Ministério do Desenvolvimento Social como o Fome Zero e para a saúde indígena. O ministro esclareceu também que a medida não vai provocar desabastecimento e nem aumentar o preço da carne. "O Brasil tem mais de 200 milhões de cabeças de gado. A operação na Terra do Meio apreendeu 3.100 cabeças ilegais que fazem concorrência desleal com frigoríficos que cumprem a legislação ambiental", afirma Minc.

No dia 4 de junho a Justiça determinou a desocupação imediata da área de 2.078 hectares da Terra do Meio, desmatada ilegalmente. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta quinta-feira (24/07), os valores dos seis lotes do gado apreendido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). O valor atribuído aos seis lotes oferecidos é R$ 1.445.153, um deságio de mais de 60% em relação ao valor da primeira tentativa de leiloar o gado apreendido dentro da Estação Ecológica da Terra do Meio por ordem da Justiça Federal em Altamira (PA).

Com informações do MDS

 

 

 


 


Notícias relacionadas