Notícias
02/04/2015
Governo lança edital para abertura de vagas em cursos de medicina
O governo irá lançar nesta quinta-feira, 2 de abril, edital voltado aos Municípios que tenham interesse em receber cursos de medicina. O anúncio está previsto para ser feito pelos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e o interino da Educação, Luiz Cláudio Costa.
A ampliação de vagas nas universidades faz parte de estratégia do Programa Mais Médicos. Até 2018, a iniciativa pretende aumentar em 11,5 mil o número de alunos na graduação de medicina e 12,4 mil residências médicas.
O ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, informou que o novo edital de abertura de vagas em cursos de graduação em medicina ampliará em 1,887 mil o números de alunos em universidades privadas. “Essa parceria dá um passo além para qualquer cidadão que quer se formar em medicina. Passa a dar um sentido a isso”, disse.
A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Marta Abramo, esclarece que o novo edital de abertura de cursos de medicina no interior do País avalia a infraestrutura das cidades e não apenas a necessidade pelas vagas de graduação. “Se o critério fosse só pela necessidade (de cursos) teria um número muito maior de municípios. Mas temos a clareza de que não adianta levar os cursos de medicina para uma região que não tem as condições”, disse.
De acordo com Marta, o governo já identificou ausência de condições de municípios que se candidataram a abrir cursos de medicina na rodada anterior de seleção, que recebeu 215 propostas e aprovou apenas 39 delas. Sete que não foram aprovadas recebem assessoria do Ministério da Educação para se adequar. “A gente aponta quais são as fragilidades e concede um prazo para o município se adequar. É uma questão do município ter condições e empenho”, afirmou.
Da Agência CNM, com informações da Agência Estado