Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Governo lança Plano Nacional do Livro e Leitura e promete implantar bibliotecas em municípios

Notícias

14/03/2006

Compartilhe esta notícia:

Governo lança Plano Nacional do Livro e Leitura e promete implantar bibliotecas em municípios

Agência CNM

O governo federal, em parceria com os ministérios da Educação e da Cultura e a Fundação Biblioteca Nacional lançou, durante a Bienal do Livro, em São Paulo, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) Fórum PNLL - Vivaleitura. A primeira edição será entre 2006 e 2008, e vai integrar programas, projetos e um calendário anual com atividades dentro e fora do Brasil para incentivar a leitura.

O objetivo é aumentar o índice nacional de leitura em 50% (de 1,8 para 2,7 livros por habitante/ano); implantar bibliotecas em todos os municípios do país; realizar anualmente pesquisa nacional de leitura; implementar centros e núcleos voltados para pesquisa, estudos e indicadores nas áreas do livro e da leitura; ampliar de 47% para 57% o índice de pessoas, acima de 14 anos e com hábito de leitura, que possuem pelo menos dez livros em casa; aumentar em 10% o índice per capita de livros não didáticos adquiridos, entre outras.

A elaboração do texto do PNLL teve a participação de governos municipais e estaduais, entidades da cadeia produtiva do livro, universidades, bibliotecas e ONGs. Mobilizou cerca de 50 mil lideranças durante quase um ano.

Além da participação da sociedade, os dois ministérios vão submeter o PNLL a uma consulta pública via internet para colher novas sugestões e propostas e estimular a adesão de outros parceiros. A consulta já está disponível na página eletrônica.

 

Reprodução autorizada mediante citação da fonte


Notícias relacionadas