Notícias
26/07/2004
Governo Federal inclui mais cinco municípios na lista dos atingidos pela estiagem no Sul
Ascom MDA
Os Ministérios da Fazenda (MF) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicaram, na última sexta-feira (23), no Diário Oficial da União(DOU), a lista definitiva dos municípios que serão beneficiados pelas medidas emergenciais do governo federal para minimizar os efeitos da seca na região Sul do País e no estado do Mato Grosso do Sul. Ao todo, agricultores de 549 cidades dos quatro estados terão direito ao conjunto de medidas emergenciais, no valor de R$ 207 milhões.
Palmital (PR), Charqueadas (RS), Cerro Grande do Sul (RS), Dom Feliciano (RS) e Seara (SC), que não constavam da relação de atingidos pela seca, tiveram suas perdas reconhecidas e também serão atendidos pelo governo. Outros 25 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que já faziam parte de listas anteriores, também foram incluídos na relação dos que registraram perdas na safra de milho. Os agricultores familiares que buscaram financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para esta cultura, também poderão ter acesso aos benefícios.
O Rio Grande do Sul foi o estado que teve o maior número de municípios (347) com perdas reconhecidas pelo Governo, seguido por Santa catarina (155), Paraná (32) e Mato Grosso do Sul (15). Nas próximas semanas terá início o cadastramento das famílias que serão atendidas pela Bolsa Estiagem. A bolsa é uma ação do governo federal para atender aqueles agricultores familiares que não acessaram os créditos do Pronaf, mas encontram-se em uma situação de risco alimentar, por conta das perdas causadas pela seca na região. Cada família beneficiada pela medida receberá, em parcela única, um auxílio de R$ 300, sem a necessidade de reembolso desses recursos.
A ação está sendo coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com apoio dos técnicos do MDA. A expectativa do governo é atender 64 mil famílias nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A lista completa das cidades que serão beneficiadas pelas medidas emergenciais pode ser acessada neste link. Clique aqui.