Notícias
14/06/2007
Governo federal anuncia recursos, menos juros e inclusão de famílias
Agência CNM
O governo federal destinará R$ 12 bilhões em financiamentos para o Plano Safra da Agricultura Familiar, recurso 20% maior do que o do ano anterior. O programa de crédito incluirá ainda mais de um milhão de novas famílias cadastradas. O presidente Lula anunciou também a redução de juros dos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a ampliação de recursos para assistência técnica e comercialização da produção.
As medidas foram informadas para as lideranças do setor agrário, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), no final de maio.
O setor de agricultura familiar representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, englobando cerca de 4,1 milhões de estabelecimentos rurais. Sobre a proposta de assentamento da reforma agrária para este ano, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirma que a meta é o assentamento de cem mil famílias e a disponibilização de Crédito Fundiário para outras 20 mil.
Com informações do Ministério da Agricultura