Notícias
04/05/2010
Goiás dá exemplo de Agricultura Familiar para Municípios brasileiros
CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva gestores municipais a tomarem medidas de segurança alimentar e nutricional para a Agricultura Familiar nas extensões de seus Municípios. Em Goiás, no município de São Luis de Montes Belos, por exemplo, há alguns anos foi posto em prática o projeto de uma lavoura comunitária de arroz, que tem rendido bons resultados: o arroz colhido alimenta em média 80 famílias gratuitamente por mais de um ano.
Este arroz é cultivado em 41 hectares de terra cedida por fazendeiros da região. A lavoura comunitária é feita anualmente no Município, e na colheita deste ano não houve problemas com pragas e doenças, tornando a produtividade 100% satisfatória.
O papel da prefeitura neste projeto é fornecer, em parceria com o Estado, as sementes e os insumos para a produção. Afinal, o desenvolvimento agrícola e agrário é uma responsabilidade comum dos entes – União, Estados e Municípios.
A colheita da lavoura comunitária é dividida entre a prefeitura, que fica com 20% - sendo 10% para pagar a colheitadeira - e 2% para o Estado. A maior parte da colheita, os 68% restantes, é distribuída para os agricultores carentes que trabalharam na lavoura.
Levantamento da CNM
Segundo levantamento feito pela CNM entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010 com 3.698 Municípios, 72% dos entrevistados tem atividades de Assistência Técnica Rural (Ater) ativas. Para a entidade, ações que promovam o desenvolvimento da Agricultura são importantes para as finanças municipais por representar a principal base da economia de mais de quatro mil, dos 5.563 Municípios brasileiros.
Com informações do Globo Rural