Notícias
22/10/2009
Gestores usam criatividade para divulgar o dia 23 de outubro
CNM
Faixas com mensagens alusivas ao Dia Nacional em Defesa dos Municípios, portas de órgãos públicos municipais revestidas com tecidos pretos para simbolizar a crise que afetou as prefeituras, divulgação na imprensa, transmissão ao vivo em rádios, carros de som e reuniões com vereadores, professores, estudantes, lideranças e entidades locais. Estes são alguns exemplos de estratégias de mobilização da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) para esta sexta-feira, 23 de outubro.
“Queremos colher bons resultados com a mobilização para que este seja mais um marco do movimento municipalista. Vamos levar à população a real situação financeira enfrentada pelos Municípios e reivindicar a aprovação da Emenda Constitucional 29”, explica o presidente da Amepar e prefeito de Sabáudia, Almir Batista dos Santos. Na foto acima, a comissão organizadora das atividades da Amepar reúne-se para discutir algumas ações.
Batista destaca que outra importante ação será o envio de telegramas e e-mails para os senadores e deputados paranaenses descrevendo a situação das prefeituras e reivindicando mais apoio dos parlamentares. Esta é uma ferramenta disponível no site do Dia Nacional em Defesa dos Municípios, onde qualquer cidadão pode enviar mensagens aos deputados solicitando, por exemplo, a regulamentação da EC 29.
Cartazes, faixas e folhetos
A confecção de faixas, cartazes e folhetos que serão afixados em locais de grande circulação ou distribuídos à comunidade é uma das principais estratégias de muitos prefeitos. Em Campanha (MG), por exemplo, cartazes distribuídos por todo o Município convidam a população para atividades na porta da prefeitura.
“Vamos distribuir as informações de Campanha enviadas pela CNM. Também vamos mostrar como caíram os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)”, destaca o prefeito Lázaro Roberto da Silva.
Lázaro informa que os prefeitos da região apóiam o Dia Nacional em Defesa dos Municípios porque é importante levar aos cidadãos informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos Municípios, “que são uma questão nacional e não uma particularidade de algumas prefeituras”.
Em Nova Iguaçu do Goiás (GO), localizado a 265 quilômetros da capital Goiânia, faixas de apoio à regulamentação da Emenda Constitucional 29 foram afixadas nas ruas. No texto, a prefeitura e os vereadores do Município prestam apoio à mobilização da CNM.
Carros de som
O Município de Itajá (GO) adotou uma estratégia bastante criativa. Durante toda a sexta-feira, os spots de rádio elaborados pela CNM e as entrevistas com o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, serão veiculadas em carros de som. Panfletos também serão distribuídos nas ruas para alertar a população e convocá-la para as atividades do dia 23.