Notícias
30/12/2014
Gestores podem participar de curso a distância sobre Sistema de Condicionalidades
Gestores municipais interessados em participar de capacitação à distância sobre o Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família já podem fazer inscrição. As vagas são destinadas a gestores do programa e do Cadastro Único que acompanham famílias em descumprimento das condicionalidades. No entanto, coordenadores e equipes técnicas municipais e estaduais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social também podem participar.
Segundo a coordenação geral de Acompanhamento das Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o curso deve ajudar os gestores a utilizar o Sistema de Condicionalidades para melhor acompanhar as famílias, além de indicar as vulnerabilidades e os riscos sociais.
As aulas são apresentadas em três módulos: Introdução – conceito e concepção das condicionalidades; Acesso ao Sicon; e Funcionalidades de Consulta do Sicon: Estudos de Casos. A capacitação é a distância, por meio de Educação a Distância (EaD), e o prazo para conclusão de cada curso é de 60 dias.
As inscrições devem ser feitas pela internet no portal do Ministério do Desenvolvimento Social. Se o gestor já for cadastrado, ele deve entrar com login e senha, escolher o curso e já iniciar os estudos. Quem ainda não fez o cadastro, precisa acessar a aba Novo Usuário e seguir os passos indicados.
De acordo com o governo, uma turma mais avançada do curso está prevista para o primeiro trimestre de 2015. Essa capacitação deve apresentar as questões envolvendo registro, abordando as funcionalidades de Recurso e de Acompanhamento Familiar.
Mais informações e inscrição aqui
Da Agência CNM, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social