
Home / Comunicação / Gestores da Assistência Social consideram positiva mudança na forma de financiamento do Suas
Notícias
11/05/2016
Gestores da Assistência Social consideram positiva mudança na forma de financiamento do Suas

Os membros da mesa - formada pelas secretárias municipais e gestoras dos Fundos Municipais de Assistência Social (Fmas) Maria Joaquina de Jesus e Francisca Eliete e o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), José Rodrigues Rocha Junior -, consideram que a nova forma de financiamento do governo federal às iniciativas municipais de desenvolvimento social é positiva. Isso abarca os chamados blocos de financiamento.
Agora, os recursos cofinanciados pelo Planalto são distribuídos nas respectivas contas dos cinco blocos - Proteção Social Básica; Proteção Social Especial de Média Complexidade; Proteção Especial de Alta Complexidade; Gestão do Suas e Gestão do Bolsa Família e Cadastro Único. Antes, os recursos iam para diversas contas referentes a iniciativas e programas diversos, chamados pisos de proteção.
De acordo com os especialistas, a gestão dos recursos para ações de assistência social ficaram mais adequadas ao concentrar ações e programas em temas dos blocos de financiamento, permitindo que a verba seja aplicada de acordo com as especificidades de cada Município. “Buscaram facilitar a execução orçamentária do Municipio pelos blocos de financiamento. Eles nos permite executar de acordo com a demanda local”, disse o presidente da Coegemas.
“Foi um avanço, mas a luta continua. A política social nunca foi fácil e nunca será, sempre teremos que lutar”, concluiu Maria Joaquina.
Notícias relacionadas


