Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Gestores brasileiros ganham destaque na XXI Cumbre e citam desafios

Notícias

30/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Gestores brasileiros ganham destaque na XXI Cumbre e citam desafios

Ag CNMA programação oficial da XII Cumbre Hemisférica de Alcaldes y Gobiernos Locales começou na manhã desta quinta-feira, 30 de agosto. O evento, organizado pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), proporcionou à delegação de brasileiros e à Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrar que há boas práticas de gestão sendo aplicadas no país.

Um dia após as lideranças do movimento municipalista latino americano definirem novas diretrizes para atuação internacional, os participantes puderam compartilhar experiências e aprofundar em temas técnicos por meio das plenárias, mesas e workshops. A CNM, representada pelo vice-presidente Julvan Lacerda, esteve com a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski, e o ex-presidente Paulo Ziulkoski, convidados nas atividades.

Lacerda, que também é prefeito de Moema (MG), debateu os desafios brasileiros e os problemas comuns a todas as nações vizinhas. “Temos muito o que caminhar e vencer para fazer um país mais sustentável, com uma sociedade mais equilibrada e justa. A educação é o grande ponto que merece investimentos, mas o que mais aflige no momento é a segurança pública e os estragos que o narcotráfico tem feito na América do Sul”, concluiu.

Ag CNMContribuições

Em duas décadas à frente da CNM, Ziulkoski acompanhou os avanços do movimento internacional. “É uma alegria ver o progresso da Flacma nos últimos anos. Vejo um novo momento do encontro, com conteúdo mais expressivo e maior participação. É um evento para caminhar no sentido da cooperação internacional, é preciso buscar boas práticas e experiências para melhorar a gestão”, defendeu.

Ele elogiou os esforços do presidente Ivan Arciénega, dos técnicos e dos diretores da Federação, composta por mais de 16 mil Municípios. O 1º secretário da CNM, Hudson Brito, levou à Flacma solicitação para que as associações municipais da América Latina articulem, junto aos governos federais, a implementação dos acordos binacionais. 

Ag CNMMMM
Na mesa com o tema “A urgente agenda de Gênero nos Governos Locais: Empoderamento político e Econômico das Mulheres”, Tânia fez apresentação sobre a realidade brasileira e reforçou a necessidade de ampliar a participação feminina: “Infelizmente, estamos muito atrás de outros países como Argentina, Uruguai e Bolívia, que tem uma participação impressionante das mulheres na política”. Ela apresentou os dados lançados pela CNM do eleitorado e das mulheres atualmente eleitas para os cargos de prefeitas e vereadoras, além do estudo de gênero e raça, lançado em julho deste ano.

Estiveram presentes no debate a presidenta da Federação Argentina de Municípios, Verónica Magario; a prefeita de Lavalleja, María Adriana Peña Hernandez; a deputada e presidenta do Diretório do Partido Nacional, Beatriz Argimón; e a senadora da República Uruguaia, Mónica Xavier.

Ag CNMIniciativas
Além de oferecer um espaço no evento para divulgar as ações e projetos da própria entidade e dos seus filiados, a CNM prestigiou os gestores que apresentaram iniciativas bem-sucedidas. Foi o caso de Santa Clara do Sul (RS) e Venâncio Aires (RS), agraciados com o Prêmio Latino-americano ao Bom Governo Municipal. As duas experiências, reveladas pelo Prêmio MuniCiência, foram tema de palestras, assim como a de São Bento do Una (PE) e de Itabira (MG).

O MMM se fez representado também na troca de boas práticas, com a palestra da prefeita do Município pernambucano, Débora de Almeida, e pela prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia. A gestora lobatense recebeu o prêmio de Cidade Inteligente e pôde detalhar a sua experiência de planejar a gestão de forma alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na plenária sobre os Objetivos.

Ag CNMTroca
A prática, que é uma das mais avançadas no Brasil acerca do tema, impressionou gestores municipais da América Latina e de organizações internacionais. A prefeita de San Jamon no Uruguai já agendou uma visita a Monteiro Lobato no próximo mês. "Vi a apresentação da prefeita Daniela sobre a agenda dos ODS e depois compartilhamos experiências. Quero conhecer outra forma de trabalho para implementar os ODS, porque nosso Município ainda não conseguiu avançar", relata.

Passaram pelo estande da CNM representantes do Uruguai, Chile, Bolívia, Argentina, Equador e Porto Rico, interessados em desenvolver ações de cooperação com o Brasil.

Por: Amanda Maia
Foto: Ag CNM
Da Agência CNM de Notícias

Leia mais

Municípios brasileiros recebem prêmio internacional em encontro da FLACMA


Notícias relacionadas