Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Gestão de recursos hídricos foi o tema do Bate-papo com a CNM de sexta-feira (10)

Notícias

13/12/2021

Compartilhe esta notícia:

Gestão de recursos hídricos foi o tema do Bate-papo com a CNM de sexta-feira (10)

13122021 batepapoAlertas e orientações aos gestores municipais sobre gestão de recursos hídricos foram destacados no Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 10 de dezembro. Durante a transmissão, que entrou ao vivo às 10h, pelos canais do YouTube e Facebook da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a nova área de atuação da entidade foi apresentada. Trata-se da Gerência de Sustentabilidade, que incluirá temas voltados ao Meio Ambiente e Saneamento Básico.

“Será um novo espaço de produção de conteúdo técnico”, resumiu a gerente da área, Cláudia Lins. O novo consultor de Recursos Hídricos da CNM, Rafael Guimarães, acredita ser uma oportunidade para os Municípios se fortalecerem, nesse grande tema Sustentabilidade, e se planejarem para alcançar o patamar de Municípios Inteligentes - Smart Cities. Já a consultora de Resíduos Sólidos, Elisa Schoenell, lembrou que os temas estão interligados.

Sobre a cobrança pelo uso da água, Guimarães explicou que é um direito instituído por lei, faz parte das políticas de recursos hídricos, mas falta uma difusão em relação à cobrança e a aplicação dos recursos em políticas públicas locais. Segundo ele, quando há um aumento na arrecadação é possível promover desenvolvimento sustentável, inclusive por meio de planejamento e de obras.

Papel
Já em relação entre resíduos sólidos e recursos hídricos, Elisa sinalizou que as possibilidades de os Municípios atuarem, mas o papel principal é ter um sistema de coleta que contemple todo território local e fazer a destinação adequada dos resíduos para evitar poluição hídrica pelos resíduos. Dentre as possibilidades para atuação em recursos hídricos de maneira integrada a outros temas, a consultora citou a possibilidade de integrar o comitê de bacias, que apresenta suporte aos gestores locais e busca soluções para os diversos desafios da área.

A gerente da área, Claudia Lins, lembrou do Fórum Mundial da Águas, ocorrido em 2018, e da cartilha lançada pela CNM durante o evento - Águas no Brasil Perspectivas e desafios municipais. Ela relatou alguns desafios, como a garantir a participação de representantes municipais nos órgãos deliberativos federais de recursos hídricos, que, mesmo com a solicitação da CNM e a justificativa apresentada, ainda não é uma realidade.

Impacto
“Temos trabalhado esse tema primeiro nesse âmbito federal para podermos levar as demandas dos Municípios e temos produzido muito material, porque não existe falar de recursos hídricos sem falar da relação direta com a vegetação, com o desmatamento que anda crescente no país”, disse Cláudia. Ela aproveitou para lembrar de diversas iniciativas locais com impacto positivo nas nascentes, na qualidade da água e no tratamento de esgoto.

A crise hídrica, a importância de integrar os comitês de bacias e/ou fazer parte de consórcios para avançar nas conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também foram tratados durante a transmissão. O desabastecimento de água, o impacto no fornecimento de energia, na economia, no desenvolvimento rural, na vida da população e dos animais também ganhou destaque no debate com os especialistas da CNM.

Confira o Bate-papo na íntegra!




Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas