Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Fé que movimenta a economia

Notícias

11/06/2013

Compartilhe esta notícia:

Fé que movimenta a economia

Governo Paraná -Sebastião FerreiraAs 15 milhões de pessoas interessadas em Turismo Religioso no País agora têm uma nova rota para visitar. A chamada “Rota da Fé” será formada por 26 Municípios do Norte do Paraná na região do Vale do Ivaí. No percurso o turista encontrará igrejas históricas, monumentos e grutas com imagens religiosas.

Das 190 milhões de viagens domésticas feitas pelos brasileiros, 2% são por motivos religiosos. Ao perceber o potencial deste setor, os Municípios da região do Vale do Ivaí devem implantar a Rota até o final de 2013. O primeiro passo para concretizar o projeto será um estudo aprofundado sobre os principais pontos de Turismo Religioso na região, que será realizado pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).

O objetivo da formação desta “Rota da Fé” é conquistar esses visitantes tanto pela crença quanto pelas belezas naturais da região, levando os turistas a conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura de cada uma das cidades.

Governo Paraná - Joel Rocha - Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da GlóriaDepois de explorar o Vale do Ivaí, os Municípios já cogitam um projeto ainda maior, com a pretensão de estruturar um trajeto que vá até Nova Trento, em Santa Catarina, onde fica localizado o Santuário de Santa Paulina, considerada a primeira santa do Brasil. Um trajeto de aproximadamente 600 km, que teria como principal modelo o caminho de Santiago de Compostela, que atravessa a Espanha em um percurso de 800 km. Os turistas poderiam escolher em fazer o caminho a pé, de bicicleta e a cavalo, passando por vários pontos religiosos.

A base da rota turística deve se concentrar em Apucarana (PR), maior cidade da região. Lá os turistas poderão conhecer alguns parques ambientais com temas religiosos, como o Parque da Bíblia, que possui murais com passagens da sagrada escritura, e o Parque da Redenção, onde 96 esculturas de três metros de altura retratam a vida de Jesus Cristo em 19 cenas.

Em Lunardelli, que também está incluída no projeto inicial, a principal atração é o Santuário de Santa Rita de Cássia, que atrai milhares de romeiros nos finais de semana e muda a rotina do pequeno Munícipio, que conta com pouco mais de cinco mil habitantes. Nos finais de semana a cidade recebe mais de sete mil romeiros.

 



Notícias relacionadas