Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Fundeb terá novo ajuste em dezembro

Notícias

04/12/2008

Compartilhe esta notícia:

Fundeb terá novo ajuste em dezembro

Agência CNM

As contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sofrerão novo ajuste neste mês de dezembro, em razão do acerto de contas do Fundo referente ao exercício de 2007. O ajuste foi publicado pela Portaria 1.462, de 1º de dezembro de 2008.

O acerto é referente a diferença verificada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), na comparação entre o que foi disponibilizado ao Fundeb e a arrecadação efetivamente realizada pelos estados. Pelo resultado, verificou-se que R$ 733,2 milhões deixaram de ser repassados aos municípios.

Por ser um valor significativo, ocorrerá o ajuste positivo para muitos municípios. Em 17 estados haverá ganhos para os municípios e em quatro estados, mais o Distrito Federal, a situação fica inalterada, não havendo perdas nem ganhos.

Porém, municípios de cinco estados terão débitos com o acerto, devido à redistribuição da complementação da União ao Fundo entre os estados contemplados.

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, um ajuste no final de dezembro é preocupante para os municípios e mostra mais uma vez que o Governo Federal não tem realizado o ajuste do Fundeb conforme determina a lei. Ele esclarece que o ajuste da complementação da União, de acordo com a lei do Fundo, deve ser realizado no 1º quadrimestre do ano subseqüente do recebimento do recurso – entre janeiro e abril – e não em dezembro como está ocorrendo.

Por esta razão, a CNM encaminhou ao Ministro da Educação (MEC), ao Presidente do FNDE e ao Secretário do Tesouro Nacional ofício solicitando o parcelamento do saldo devedor verificado nas contas do Fundeb dos municípios que tiverem perdas por conta do ajuste. A Confederação também reitera a importância de que os prefeitos cobrem do MEC e do FNDE uma solução para o impasse.

Confira aqui o demonstrativo financeiro da redistribuição dos recursos do Fundeb 2007

Acre
 
Alagoas
 
Amapá
 
Amazonas
 
Bahia
 
Ceará
 

Distrito Federal
 
Espírito Santo
 
Goiás
 
Maranhão


Mato Grosso
 
Mato Grosso do Sul
 

Minas Gerais
 
Pará
 
Paraíba
 
Paraná
 
Pernambuco
 
Piauí
 

Rio de Janeiro
 
Rio Grande do Norte
 
Rio Grande do Sul
 
Rondônia
 
Roraima
 
Santa Catarina
 

São Paulo
 
Sergipe
 
Tocantins


 


Notícias relacionadas