
Notícias
18/03/2004
Fundeb: Governo tem de abrir mais a mão, diz Tarso
Manuel Carlos Montenegro
Agência CNM
O ministro da Educação, Tarso Genro, admitiu que o Governo Federal precisa investir mais recursos próprios para dar qualidade ao ensino brasileiro. A declaração do ministro foi feita em entrevista coletiva após a sua palestra na VII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Para o ministro, o Fundo Nacional do Ensino Básico (Fundeb), em discussão no ministério, deveria ser composto por mais recursos da União.
“Na minha opinião, o Governo Federal tem de abrir mais a mão”, afirmou Genro, ressaltando que se tratava de uma opinião pessoal sua. Momentos antes, o prefeito de São Carlos, Newton Lima, havia dito na mesma palestra que o Governo Federal respondia por apenas 4% do Fundo Nacional de Valorização do Magistério e Ensino Fundamental (Fundef), principal fonte de financiamento do ensino fundamental no Brasil.
“O Fundeb só poderá funcionar se a União dotar de recursos novos e próprios”, afirmou, arrancando aplausos dos prefeitos presentes à palestra. A mesma posição foi defendida pelo prefeito de Pereiro (CE) e tesoureiro da CNM, José Irineu, que considerou prioritária e urgente a elevação do valor mínimo dos alunos do ensino fundamental para melhorar a qualidade do ensino brasileiro.
“Com o atual custo/aluno, não conseguimos avançar na questão da qualidade do ensino”, afirmou. O ministro da Educação disse ainda que aumentos nos recursos destinados à Educação Básica são parte de um processo de construção complexo, que envolve governo e sociedade civil. Genro, ex-prefeito de Porto Alegre (RS), garantiu ter uma relação boa com a equipe econômica mas afirmou que a Educação não é a única prioridade do Governo Lula.
Genro prometeu concluir o projeto para o Fundeb em julho para que o Fundo possa começar a operar em 2005.
Notícias relacionadas


