Notícias
21/03/2018
Fórum Mundial da Água recebe sugestões para elaborar Declaração de Sustentabilidade
O viés inclusivo e popular tem sido a marca do 8º Fórum Mundial da Água. Para encerrar o evento e chamar atenção para a situação das políticas públicas, os organizadores divulgaram a primeira versão da Declaração de Sustentabilidade. O documento tem como objetivo alertar que, no atual cenário, as ações são insuficientes para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A consulta pública vai até o dia 22 de março e interessados podem enviar sugestões por meio de um formulário, disponível no portal do Fórum. O participante deve indicar as medidas capazes de promover os ODS, estabelecidos pela ONU com horizonte até 2030. Nesta quinta-feira, 22 de março, o assunto será debatido pelo Grupo Focal de Sustentabilidade, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 10h30, e das 16h15 às 17h45.
O ineditismo da participação popular na elaboração do documento vai ao encontro do local escolhido para sediar o evento, um país do Hemisfério Sul pela primeira vez. A versão inicial do manifesto teve como bases a declaração ministerial, o apelo à ação de autoridades regionais, a declaração da juventude, os parlamentos e declaração de poderes legislativos, a declaração comercial brasileira e a promessa da iniciativa de governança da água.
A Declaração de Sustentabilidade será levada ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que acontece em julho deste ano, nos Estados Unidos. A ideia é garantir alianças cooperativas, reformas hídricas e inovações financeiras.
Clique aqui para ver o documento-base de orientação e aqui para preencher o formulário
Com informações do Fórum Mundial da Água