Notícias
07/11/2017
Folder da CNM alerta: dieta saudável ajuda a prevenir o câncer de próstata
“Dieta saudável, rica em vegetais, vitaminas D e E, licopeno e ômega 3”. Essa é a dica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para os homens prevenirem o câncer de próstata. A entidade apoia a campanha Novembro Azul, e auxilia as Prefeituras com materiais para abordar o tema com a comunidade local.
Segundo alerta a Confederação, uma vida saudável também é rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, além de atividade física, peso adequado à altura e redução no consumo de álcool e cigarro.
Lembrando que licopeno é uma substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos; e o ômega 3 pode ser encontrado em largas quantidades em peixes como atum, bacalhau, cação, salmão, sardinha e truta.
Em um folder desenvolvido pela Confederação, os homens também são alertados para os alimentos que aumentam o risco de desenvolver a doença, como excesso de gordura animal, carne vermelha, embutido e cálcio.
A CNM também informa que 50% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista, e a ações municipais são fundamentais para mudar essa realidade. Dentre as indicações de ações a entidade sugere que os gestores locais promovam palestras de orientação e explique a importância dos exames preventivos, em homens a partir dos 50 anos e dos 45, em caso de câncer de próstata na família.
Órgão
A próstata é uma glândula que o homem possui, em forma de maçã, localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Doença
O câncer de próstata é uma doença na qual ocorre um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstata, essas células são originariamente da próstata, e podem invadir os tecidos e órgãos e espalhar-se para outras partes do corpo, o que denominamos metástases.
Sintomas
Em sua fase inicial, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Leia também: Confederação chama movimento municipalista para se envolver na campanha Novembro Azul