Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Férias de julho geram expectativa de aumento de fluxo de turistas nos Municípios brasileiros

Notícias

18/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Férias de julho geram expectativa de aumento de fluxo de turistas nos Municípios brasileiros

tmazs 27.09.2020 dsc4572As férias de julho geram expectativa de alta na ocupação dos meios de hospedagem de Municípios turísticos, o que confirma a recuperação do setor de turismo em diversas regiões brasileiras. O momento de crescimento nos índices de ocupação hoteleira no país, evidencia a importância econômica do segmento para a gestão local.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional), os Estados de Pernambuco e Ceará contarão com 70% de ocupação na rede hoteleira de seus Municípios. No sudeste, as cidades históricas de Minas Gerais devem chegar a 85%, a ocupação média no interior de São Paulo fica em 80%. No sul do país, a alta é puxada por Gramado e Bento Gonçalves, com 80% de ocupação.

A área técnica de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) salienta que a atividade de turismo assume um importante papel na economia do Município, seja pela movimentação do comércio local ou pela geração de empregos diretos, indiretos e sazonais. O aumento do fluxo de turistas no Município contribui para a formação das finanças municipais, pois envolve em sua cadeia produtiva, ramos de atividades como: transportes, alimentação, alojamento, comércio, atividades de lazer e recreação, aluguéis, entre outros.

A Confederação destaca que é muito importante que o Município turístico se prepare para receber esse movimento de pessoas que impacta também nas áreas de saúde, segurança, saneamento, entre outras. É necessário que o gestor municipal se preocupe com o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida dos residentes, dessa forma a atividade de turismo contribui para a melhora dos serviços locais, gera emprego e renda, dinamiza as potencialidades econômicas já existentes, promovendo a inclusão social e possibilitando a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Além de contribuir para a preservação e manutenção das áreas verdes, divulgar e ressaltar a cultura local. E isso só é viável quando existe um planejamento adequado, integrado e participativo, que busque o desenvolvimento sustentável da atividade.

 

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias, com informações Mercado e Eventos


Notícias relacionadas