Notícias
30/04/2020
Fecam e CNM transmitem palestras sobre repasses e organização da saúde na pandemia de Covid-19
Em parceria, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Catarinense de Município (Fecam) transmitiram palestras na área de saúde para auxiliar os gestores quanto aos repasses e à organização da saúde neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A live - que está disponível no canal do Youtube da Fecam - ocorreu nesta quinta-feira, 30 de abril.
O diretor executivo da Fecam, Rui Braun, agradeceu a parceria para a transmissão on-line. “Representa uma ajuda aos Municípios nesse momento tão grave, mas também uma aproximação de trabalhos cada vez mais conexos entre essas entidades”, celebrou. O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também fizeram parte da iniciativa.
A primeira parte do encontro virtual foi dedicada a instruções à respeito do uso dos saldos em conta na saúde - um dos pleitos da CNM e do movimento municipalista atendido por meio da aprovação da medida no Congresso e sancionada na Lei Complementar 172/2020. Os palestrantes trataram da legislação e das regras para utilizar os valores.
Técnica da área de saúde da CNM, Carla Albert tratou sobre o plano de contingência em sua apresentação que abrangeu a organização das ações em saúde. “Quero chamar a atenção dos Municípios para a necessidade desse plano de contingência ser mais integrado com as demais áreas, como a assistência social”, alertou. Ela destacou que os planos não podem ser departamentalizados, mas integrados. “Isso é necessário para uma melhor qualificação das nossas respostas diante da pandemia e de racionalização dos custos”, acrescentou.
Assista aqui o conteúdo completo das palestras.
Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias