Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Febre amarela urbana está erradicada desde 1942, afirma ministro

Notícias

11/01/2008

Compartilhe esta notícia:

Febre amarela urbana está erradicada desde 1942, afirma ministro

Agência CNM

 

Não há registro de caso de febre amarela urbana no Brasil desde 1942, afirma o Ministério da Saúde, José Gomes Temporão. “Existem apenas casos de febre amarela silvestre, os quais as autoridades sanitárias, as secretarias estaduais e as secretarias municipais estão acompanhando, monitorando, controlando, vacinando e informando adequadamente”, disse ontem, 9 de janeiro.

 

No entanto, o ministro e o secretário de Vigilância à Saúde, Gerson Penna, explica que a febre amarela é uma doença cíclica e que desde outubro, o governo estava ciente do risco de uma epidemia de dengue neste verão. Como o mosquito que transmite a dengue e a febre amarela urbana é o mesmo, o Aedes aegypti, as medidas necessárias para evitar uma epidemia estão sendo tomadas, afirma o secretário.

 

Temporão garante que o acesso à vacina continuará garantido, principalmente no Distrito Federal e nos municípios do Goiás. Ele orienta que as pessoas que vão às áreas de risco se vacinem pelo menos dez dias antes da viagem.

 

“Não há nenhuma necessidade de vacinação em massa ou de vacinar toda a população desses estados porque não há nenhuma epidemia, porque o que nós estamos fazendo está tecnicamente adequado, que é vacinação de bloqueio, orientação para quem está viajando e informação adequada à população”.

 

Com informações da Agência Brasil


Notícias relacionadas