Notícias
20/04/2020
Famup e CNM debatem recursos da assistência social contra Covid-19
Dúvidas sobre o repasse e a aplicação de recursos para a área de assistência social pautaram encontro virtual da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com gestores na tarde desta segunda-feira, 20 de abril. O grupo ainda tratou das diversas normativas publicadas no último mês e da renda básica emergencial.
Consultora de assistência social da CNM, Rosângela Ribeiro reforçou que as gestões municipais devem reunir esforços e alternativas para manter os serviços funcionando. “Além da importância para a população, haverá critérios para acessar os recursos [do crédito de R$ 2,5 bilhões]. Municípios que fecharam serviços devem ter dificuldade”, pontuou. A Medida Provisória 953/2020 abriu o valor no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8095797&ts=1587404154081&disposition=inline
Esclarecendo perguntas dos participantes, a consultora reforçou que não há repasses desse valor ainda e que é necessária uma portaria para disciplinar as regras. O tema foi tratado em edição do Bate-Papo da CNM com a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris. Na ocasião, ela adiantou que cerca de R$ 550 milhões do total vão ser destinados a cidades selecionadas por indicadores por terem grande número de população em situação de rua e idosos.
A presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas/PB), Keiles Lucena, falou sobre as dificuldades com os repasses em atraso no setor. “É importante destacar que esse novo recurso que chega é de forma extraordinária, ainda não é a recomposição do Suas.” Para não permitir a paralisação de serviços neste momento, “em que a assistência é ainda mais necessária”, ela sugeriu aos gestores e servidores a buscarem meios de atendimento por Whatsapp e telefone, por exemplo.
Portarias
Na webconferência, debateu-se ainda os desafios de organização e de entendimentos diante das diversas portarias e normativas publicadas recentemente. Para isso, as especialistas indicaram que todos estejam atentos e acompanhem as orientações. São documentos do Ministério da Cidadania que demandam atenção:
Portaria 337/2020
Portaria 54/2020
Portaria Conjunta 1/2020
Portaria 58/2020
Os participantes - que incluiu gestores e servidores da Paraíba e de outros Estados, como Ceará, Pernambuco e do Rio Grande do Sul - também puderam esclarecer dúvidas sobre a renda básica emergencial e os benefícios eventuais.
Leia também
Publicada nota técnica de orientações sobre regulamentação dos benefícios eventuais
Saque em dinheiro da renda básica emergencial começa em 27 de abril
Informe da CNM reúne informações para cadastro na renda básica emergencial
Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias