Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Fórum Mundial de Direitos Humanos em Brasília

Notícias

09/12/2013

Compartilhe esta notícia:

Fórum Mundial de Direitos Humanos em Brasília

DivulgaçãoBrasília será sede do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) entre os dias 10 e 13 de dezembro. O evento inclui conferências, debates temáticos e atividades com presença de autoridades, intelectuais e profissionais reconhecidos internacionalmente de mais de 80 países. O objetivo é promover discussão sobre o tema direitos humanos entre os mais de dez mil participantes. O FMDH será localizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
 
Os 65 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos coincide com o inicio do evento. O documento é a base contra a opressão e a discriminação e defende a igualdade e a dignidade das pessoas.  Ainda existem dificuldades na implantação da Declaração no Brasil, principalmente em alguns setores da sociedade como, por exemplo, a população indígena.
 
O mesmo ocorre no cenário internacional. Por exemplo, na Colômbia há um histórico de massacres e crimes de direitos humanos por causa de conflitos armados. De acordo com o professor e cientista político colombiano Alejo Vargas Velásquez, a grande dificuldade para lidar com a defesa de direitos humanos é entender quem é a vítima.
 
Temas
Outros assuntos serão discutidos como: “Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”, “A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades” e, “A transversalidade dos Direitos Humanos”.
 
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) organizará debates sobre: acesso a dados socioeconômicos e o controle social de políticas públicas (dia 11 às 18h na sala 105); o esporte como direito fundamental para todos (dia 12 às 10h sala 106); avanços dos direitos LGBT no contexto internacional (dia 12 às 14h na tenda Planeta arco-íris) e roda de conversa: Zero Discriminação – enfrentando a homolesbotransfobia (dia 11 às 14h na tenda Planeta arco-íris) .
 
Veja aqui a programação completa.

Da Agência CNM, com informação da Agência Brasil

Notícias relacionadas