Notícias
25/08/2010
Fórum de Vigilância Sanitária apresenta experiências úteis para os Municípios
CNM
O Fórum Regional Sudeste de Vigilância Sanitária ocorre nestas quarta e quinta-feira, 25 e 26 de agosto, no Rio de Janeiro. O encontro é promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária com o propósito de apresentar experiências inovadoras e bem-sucedidas desenvolvidas por profissionais da categoria em Municípios da Região. Esta é a quarta edição do Fórum.
Temas como controle de qualidade da água, programas de monitoramento dos alimentos e inserção da vigilância sanitária nas escolas estão pautados para serem discutidos no decorrer do Fórum. As apresentações estarão divididas entre Regionalização e Descentralização em Vigilância Sanitária; Educação Permanente e Pesquisa; e Integração entre as Vigilâncias e a Atenção Primária em Saúde.
Segundo a Anvisa, a Região Sudeste, foco do encontro, concentra mais de 40% da população brasileira e gera expressiva demanda por produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.
De acordo com a diretora da Agência, Maria Cecília Brito, a nova vigilância sanitária envolve o interesse em divulgar para as unidades federal, estaduais e municipais as experiências que têm dado certo nesse campo. “Principalmente para demonstrar que com ações articuladas e planejadas, com os olhos voltados para questões de integração, interinstitucionalidade e corresponsabilidade, estamos conseguindo grandes avanços”, explicou.