Notícias
27/05/2021
Experiências Brasil Rural: oito roteiros selecionados impactam 41 Municípios
Os oito roteiros turísticos que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural estão localizados em 41 Municípios espalhados pelas quatro regiões do país. Os selecionados foram oficializados nesta segunda-feira, 24 de maio, e vão receber apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que o turismo será um grande aliado para a recuperação econômica do Brasil pós-pandemia de Covid-19. A área de turismo da entidade reforça o segmento rural como um diferencial e dispõe de material técnico específico - Desenvolvimento Rural: ações municipais para incentivo à produção rural local - para auxiliar o gestor municipal sobre o segmento.
Sobre os oito roteiros turísticos selecionados, eles já haviam sido divulgados no início e, após uma etapa de análise de recursos, tiveram as candidaturas confirmadas. Com o encerramento da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão acionados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.
Ao todo, participaram do processo seletivo mais de 50 propostas que contemplam quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, degustação de queijos artesanais, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas.
Expectativa
Com objetivo de impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, a iniciativa conta com a parceria dos ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). A expectativa é fortalecer produtos, roteiros e experiências no meio rural, principalmente, voltados à agricultura familiar para possibilitar nova fonte de renda, de negócios e de empregos diretos e indiretos.
Segundo destaca a área técnica da CNM, a implementação do turismo rural pode ser considerada um mecanismo de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da economia do Município. Além de ser atividade geradora de emprego e de renda extra, inclusive para os agricultores, a efetivação da modalidade turística e a criação de políticas públicas são necessárias também a preservação e conservação do Meio Ambiente, da Cultura e das tradições locais e regionais.
Leia também: O turismo rural e as oportunidades para desenvolvimento dos Municípios pós-pandemia de Covid-19
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Mtur
Notícias relacionadas

