Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ex-ministro da Educação defende três fundos para o financiamento da educação

Notícias

18/11/2005

Compartilhe esta notícia:

Ex-ministro da Educação defende três fundos para o financiamento da educação

Agência CNM

O ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza, defende a criação de três fundos para o financiamento da educação básica: um para a educação infantil (pré-escola), outro para o ensino fundamental (1ª à 8ª séries) e outro para o ensino médio (2º grau). Para Souza, um único fundo pode retirar recursos da educação infantil e do ensino fundamental.

"Eu discordo da proposta na medida em que ela coloca tudo num fundo só. Eu acho que vai haver prejuízos, especialmente para o ensino fundamental, além de nós não sabermos exatamente como vão ficar os estados e municípios nessa questão de transferência de recursos entre os três níveis de governo e competências diferentes entre estados e municípios", afirmou Paulo Renato.

Para o ex-ministro, haverá prejuízo para o ensino fundamental, pois existe uma tendência que nos próximos anos haja uma queda em até 30% no número de matrículas. A relatora da proposta, deputada Iara Bernardi (PT-SP), em reunião realizada na quinta-feira, 17, deu sinais de que irá colocar em seu relatório a proposta de três fundos. Na mesma reunião, ficou definido que a PEC deve ser votada na Comissão Especial na próxima quinta-feira, 24, e no dia 30 de novembro, em 1º turno no plenário. O segundo turno deve acontecer no dia 6 de dezembro.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também:
Censo 2005 aponta redução de matrículas nos municípios


Notícias relacionadas