Home / Comunicação / Estudo prevê mais de 576 mil novos casos de câncer em 2014 no Brasil
Notícias
28/11/2013
Estudo prevê mais de 576 mil novos casos de câncer em 2014 no Brasil
Estima-se cerca de 580 mil novos casos de câncer na população brasileira em 2014. Estes dados estão presentes no estudo “Estimativa 2014 – incidência de Câncer no Brasil”, lançado em 27 de novembro, Dia Nacional do Câncer.
De acordo com o estudo, os cânceres mais freqüentes no Brasil no próximo ano serão de pele não melanoma (182 mil); próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil); e estômago (20 mil). As mulheres serão as mais atingidas com 17 tipos de cânceres diferentes, em contrapartida os homens poderão ter 14. Os dados corroboram com os resultados obtidos em campanhas de controle do tabagismo e do colo de útero.
Com lançamentos a cada dois anos, o estudo é considerado a principal ferramenta de planejamento e de gestão pública na área da oncologia. A pesquisa orienta mecanismos de prevenção, detecção precoce e oferta de tratamento.
Cálculos
As previsões foram calculadas tendo como base as taxas de mortalidade dos Estados e capitais brasileiras. Já as taxas de incidência foram obtidas nas 23 cidades que possuem os Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP). Estes dados também são válidos para 2015, mas as estimativas não podem ser comparadas com os outros anos, já que tanto a metodologia como as bases de dados foram aperfeiçoadas.
Além do mais, projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam 27 milhões de novos casos de câncer para 2030 em todo o mundo, com 17 milhões de mortes. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil.
Da Agência CNM, com informações do INCA