
Notícias
05/09/2008
Estudo da CNM revela que 537 municípios não possuem Ideb
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou um levantamento e constatou que 537 municípios não possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Isso faz com que esses municípios fiquem impedidos de acompanhar o processo de melhoria dos indicadores da qualidade de ensino. A pesquisa foi realizada com base nos dados do Ministério da Educação (MEC).
O Ideb é composto por informações sobre a matrícula e rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos na Prova Brasil, realizada a cada dois anos, e que avalia apenas as escolas públicas urbanas. Por não possuírem escolas da rede municipal em áreas urbanas, mais de 500 municípios ficaram fora da estatística.
A CNM, correspondendo a seu objetivo de lutar pela melhoria e direito dos municípios, encaminhou ao MEC um pedido de providência, visando incluir todos os municípios, especialmente os rurais, no processo de avaliação dos alunos por meio da Prova Brasil. Só assim essas redes de ensino terão o índice calculado.
Para os municípios, ter o Ideb é de extrema importância, pois este indicador de qualidade tem sido usado como critério no desenvolvimento de políticas educacionais, além de orientar a distribuição de recursos para a educação estadual e municipal.
Notícias relacionadas


