Notícias
27/10/2017
Estratégias da CNM para promover ODS foram apresentadas em diálogo na UNB
As estratégias adotadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios brasileiros foram apresentadas a comunidade universitária, em Brasília. A entidade participou do II Diálogo sobre os ODS: Entendendo o desenvolvimento global no século 21, promovido pelo Instituto de Relações Internacionais da UnB (Irel), no dia 23 de outubro, dentro da XVII Semana de Extensão da Universidade de Brasília.
Na ocasião, a colaboradora da Confederação, Jasmim Gehlen Madueño, destacou a atuação da entidade municipalista para valorizar e divulgar as iniciativas locais, que podem contribuir para a implementação da Agenda 2030 no Brasil e nos Municípios. Ela ressaltou a importâncias de se monitorar e avaliar esse processo: “para compreender onde estamos e onde pretendemos chegar, é importante utilizar indicadores que retratem a situação atual do Município.
“Isso pode ser feito pela Mandala de Desempenho Municipal, que apresenta 28 indicadores municipais relacionados aos ODS. A ferramenta é um dos resultados do Projeto Articulação de Redes Territoriais, executado pela CNM em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud)”, contou a representante da entidade.
Contribuições
O evento objetivou levantar o debate acerca da Agenda 2030 e as possíveis contribuições da universidade para o processo de localização e implementação da Agenda. Ele foi idealizado dentro das atividades da Semana Universitária da UnB, que ocorre até dia 2 de novembro, pelo Grupo de Trabalho Interdisciplinar para os ODS (GT-ODS) e teve atividades durante quatro dias em todos os campi da UNB.
A iniciativa também buscou aprofundar o contato da Universidade – como espaço de produção de conhecimento e avaliação crítica de ideias e políticas – com os principais atores envolvidos com o acompanhamento e monitoramento da Agenda 2030 no Brasil.
Experiências
Além da CNM, compartilharam experiências sobre os ODS, o secretário-executivo da Comissão Nacional para os ODS, Henrique Villas; e representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), da Secretária de Planejamento do Distrito Federal, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento.
De acordo com o que foi mencionado nos debates, novas ações estão em andamento no grupo de trabalho ODS, no sentido de ampliar a possibilidade de contribuição da Universidade para a implementação da Agenda 2030. Dentre elas, a adesão à Rede ODS Universidades Brasil, lançado em junho de 2017 pelo Pnud.