
Notícias
20/07/2005
Escolas da Educação básica serão avaliadas individualmente
Frederico Ferreira
Agência CNM
Mais de 43 mil escolas que oferecem o ensino básico serão avaliadas individualmente em mais de 5400 municípios. Cada unidade escolar terá seu desempenho analisado e o resultado apresentado de forma mais exata, e não dentro de estatísticas. Estão dentro da pesquisa cerca de 5 milhões de estudantes que estão matriculados na 4ª à 8ª séries do ensino fundamental.
Segundo o diretor-geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, os problemas identificados na avaliação serão corrigidos mais facilmente devido à mudança do método. “A pesquisa servirá para a estruturação de um retrato da qualidade do ensino municipal e, conseqüentemente, será um instrumento gerencial para os secretários municipais efetuarem mudanças necessárias para a melhoria da educação”, afirmou Araújo.
Serão aplicados testes de português e matemática aos alunos. Os secretários municipais de Educação deverão informar os dados para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir de 16 de novembro até o dia 30. Os resultados servirão de base para implementação de política públicas na área educacional e a publicação ocorrerá em 4 meses após a aplicação dos testes nas escolas estaduais e municipais.
Notícias relacionadas


