Notícias
30/05/2017
Equipes do Pmaq devem ficar atentas aos equipamentos essenciais em toda UBS
As equipes participantes do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq) devem estar atentas aos equipamentos essenciais que toda Unidade Básica de Saúde (UBS) deve ter para o bom atendimento dos cidadãos.
Entre esses equipamentos, está a geladeira exclusiva para vacina, indispensável para o armazenamento correto dos imunobiológicos. A UBS deve ter ao menos uma geladeira exclusiva para vacina, independente do número de equipes atuantes dentro da estrutura da unidade.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que caso a Unidade não tenha o equipamento, as equipes que estiverem dentro desta unidade obterão automaticamente um desempenho considerado “ruim” na certificação do Pmaq.
Outro equipamento importante é a balança antropométrica de 150 Kg. Para alcançar esse padrão essencial, é necessário que a UBS onde a equipe esteja tenha pelo menos uma, não havendo prejuízo na certificação caso ela seja a de 200 kg.
Segundo o manual instrutivo do Pmaq, os demais equipamentos que estão como padrão essencial são: aparelho de pressão adulto; balança infantil; estetoscópio adulto e a régua antropométrica infantil, sendo que a ausência de quaisquer deles levará a equipe a ter um desempenho classificado como “ruim”.
Saúde Bucal
Na Equipe de Saúde Bucal (ESB) dos UBS, os equipamentos foram divididos em dois grupos: obrigatório e essencial. Na avaliação externa do PMAQ, esses padrões serão utilizados para compor a nota de certificação das equipes.
Entre as dúvidas mais constantes sobre o tema, o uso do autoclave está no topo da lista. A pergunta foi reformulada e o que será utilizado como padrão essencial para a ESB é se há aparelho para esterilizar os materiais na UBS.
Segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB), o autoclave pode ser compartilhado pelas equipes da unidade. Sendo assim, não é necessário que o instrumento esteja vinculado ao trabalho de uma só ESB.
A pergunta sobre o compressor de ar com válvula de segurança ou compressor elétrico também causava dúvidas e foi refeita. A equipe precisa ter um deles para as atividades de rotina da prática de saúde bucal, e não os dois para ser avaliada bem.
Obrigatório x Essencial
A cadeira odontológica é indispensável para assistência à saúde bucal. O critério é considerado obrigatório na avaliação externa: uma cadeira para cada ESB. Caso a equipe não tenha, será desclassificada do programa. A ausência de apenas um dos equipamentos essenciais na UBS causará a redução da nota da equipe, que será classificada com desempenho ruim.
Caneta de alta rotação, caneta de baixa rotação, compressor de ar com válvula de segurança ou compressor elétrico, cuspideira, autoclave, mocho, refletor, sugador, brocas de alta rotação, luva descartável e máscara descartável são considerados essenciais para o trabalho da ESB.
Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde