Notícias
18/08/2008
Energia elétrica para mais um milhão de famílias até 2010
Agência CNM
O Programa Luz Para Todos prorrogou para 2010 o prazo de execução de suas obras, que terminaria este ano. O objetivo é atender mais um milhão de famílias de municípios do interior brasileiro, principalmente os da zona rural. A meta foi estendida porque o número de residências sem energia elétrica constatada em 2003, ano da criação do Programa, era bem maior daquilo que se pensava. Em novembro de
O Programa precisa levar energia a aproximadamente 380 mil casas ainda este ano, sendo que 175 mil estão finalizadas. A maior dificuldade será nas regiões mais afastadas, como as da Amazônia, por exemplo. Como existem municípios distintos uns dos outros, há também divergências nas execuções do Programa, e cada local necessita de um projeto diferente.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) ouviu 6.543 famílias a respeito do resultado trazido pelo Luz Para Todos e constatou que 370 mil entrevistados (23,1% do total) não migraram para os centros urbanos, pois tiveram condições de permanecer na zona rural graças a energia elétrica. A pesquisa mostrou ainda crescimento na compra de eletrodomésticos, e a contratação de 241 mil novos empregados na realização das obras.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social