Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Encontro latino-americano reúne municipalistas no Uruguai

Notícias

29/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Encontro latino-americano reúne municipalistas no Uruguai

Ag CNMO movimento municipalista latino-americano, cujo maior expoente é a Confederação Nacional de Municípios (CNM), está reunido no Uruguai para definir as próximas ações de fortalecimento dos Entes. A XII Cumbre Hemisférica de Alcaldes y Gobiernos Locales ocorre entre esta quarta e sexta-feira, 29 e 31 de agosto, em Punta del Este, e o primeiro dia começou com uma agenda intensa de atividades.

Ao lado das autoridades da Federación Latinoamericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones de Gobiernos Locales (Flacma), o vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, representou o Brasil na reunião do grupo Executivo da entidade. Além dele, a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski; o ex-presidente, Paulo Ziulkoski; e o 1º secretário, Hudson Brito, participaram dos debates.

Entre as novidades definidas pelos participantes, que preveem intenso envolvimento dos gestores brasileiros, estão: a realização da edição de 2020 da Cumbre no Brasil e uma capacitação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no início de 2019, também em solo brasileiro, pela CNM - responsável pela comissão de ODS da Flacma, em parceria com a FEDOMU - responsável pela comissão de capacitação da Federação.

Segundo as lideranças brasileiras, a reunião da manhã serviu para refletir sobre o trabalho realizado pela organização e alinhar os temas levados para a Assembleia Geral realizada no período da tarde. “Foi muito produtivo o primeiro dia, inclusive com formação e otimização do trabalho das comissões”, contou Lacerda.

Ag CNMPropostas
O vice-presidente ressaltou as contribuições da CNM para o movimento. “Como um dos principais órgãos desse colegiado e com a representatividade que temos, possuímos voz ativa no Conselho e nas decisões que são tomadas aqui. Inclusive para direcionamento da causa municipalista a nível local, estadual, nacional e internacional”, frisou.

Além de tratar das comissões temáticas e dos projetos, a diretoria aprovou o novo estatuto da Federação, com o objetivo de aprimorar a atuação da entidade e levar as demandas e avanços dos Municípios latino-americanos para o mundo.

“Está sendo muito proveitosa a participação do MMM, fizemos vários contatos, entre eles, com a ex-presidente do Equador, Rosalía Arteaga de Córdova, que é escritora e já residiu em Brasília. E com a representante e o presidente da UIM (Unión Iberoamericana de Municipalistas), de onde devem nascer projetos muito interessantes de intercâmbio com o Brasil”, adiantou Tânia Ziulkoski.

Por: Amanda Maia
Fotos: Ag CNM
Da Agência CNM de Notícias 

Leia mais
Finalistas do MuniCiência são indicados para prêmio latino-americano 


Notícias relacionadas