
Notícias
03/08/2012
Em todo País, Empreendedores Individuais devem chegar 4 milhões até 2014
Projeções do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prevêem que número de Empreendedores Individuais (EI) no País chegue a 4 milhões em julho de 2014 e próximo de oito milhões em 2022. Os Eis são os pequenos empresários com faturamento bruto de até R$ 5 mil por mês. Atualmente, cerca de 2,5 milhões já estão formalizados e com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
De acordo com o estudo divulgado pelo Sebrae no dia 2 de agosto, o novo grupo de empresários é formado por homens e mulheres com idade entre 25 e 39 anos, e ensino médio completo. No geral, a maioria é da região Sudeste e desenvolvem a atividade em casa – voltadas principalmente ao comércio ou serviços.
O levantamento mostra também que 94%, dos que estão regularizados, recomendam a formalização. A maioria deles aponta os seguintes benefícios: ter uma empresa formal, emitir nota fiscal, facilidade de abertura do negócio, acesso a crédito, e venda de seus produtos a outras empresas. O objetivo de 70% deles é crescer e alcançar arrecadação máxima do EI, mais de R$ 60 mil por ano.
Pelos dados do Sebrae, por setor de serviço, os EIs estão distribuídos de forma mais equilibrada nas atividades econômicas, com participação expressiva de 39% no comércio, de 17% na indústria e de 8% na construção civil.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) assinou em maio deste ano nova parceria com o Sebrae. A cooperação objetiva incentivar os Municípios a regulamentarem a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – Lei complementar 123/2006 – e promover a regularização dos negócios locais.
Veja o estudo completo aqui
Notícias relacionadas


