
Notícias
30/05/2016
Em audiência, CNM apresenta sugestões ao relator do Novo Código da Mineração na Câmara
Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) serão recebidos pelo relator do Projeto de Lei (PL) 5.807/2013, que trata do novo código para atividade de mineração no Brasil. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados prevê estabelecer normatização para atividade e criar o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração (ANM). Para apresentar sugestões ao texto, a CNM terá audiência com deputado, Laudívio Carvalho (SD/MG), nesta terça-feira, 31 de maio.
A entidade reconhece a importância do tema para os Municípios mineradores e para a sociedade como um todo, principalmente por conta dos impactos diretos e indiretos da atividade. Assim, o objetivo da CNM é apresentar considerações pertinentes e cruciais, que visam a incentivar a exploração da atividade econômica, em consonância com a responsabilidade ambiental e a justiça social.
Durante o encontro, os técnicos da entidade entregarão um ofício ao parlamentar que mostra os conceitos defendidos pela Confederação, imprescindíveis ao texto da normativa legal, que vai mudar a regulamentação da atividade de mineração no país. Segundo análise da matéria em tramitação, o projeto tende a promover a determinação constitucional de harmonia e autonomia dos Poderes. Além disso, também apresentarão sugestões de redação para mitigar equívocos existentes na legislação em vigor, o Decreto-Lei 227/1967, que causa grave insegurança jurídica nas relações entre empreendedores/investidores e Poder Público.
Notícias relacionadas


