Notícias
05/09/2016
Em atividade do Projeto Reinserir, representante da CNM visita Caps de Campina Grande (PB)
As instalações do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/AD) de Campina Grande (PB) receberam visita de representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM), no dia 31 de agosto. A atividade que faz parte das ações do Projeto Reinserir – desenvolvido pela CNM com apoio financeiro da Delegação da União Europeia – foi promovida com objetivo de trocar experiências e firmar parcerias futuramente.
Durante a visita técnica, a CNM e outros integrantes da equipe conheceram algumas das ações desenvolvidas pelo Caps, dentre elas: a oficina de Redução de Danos e Trabalho em Rede. Também foi sinalizado o interesse de os representantes do Centro participarem das próximas agendas do Reinserir, com depoimentos e apresentação de suas metodologias de trabalho.
O trabalho desenvolvido com os Municípios integrantes do Projeto foi apresentado, e reforçado o interesse comum de desenvolver trabalhos em conjunto. Segundo esclarecimentos da equipe CNM, a aproximação deve fortalecer o relacionamento com os profissionais do Município, que trabalha no centro e já recebe encaminhamentos de participantes do Projeto.
Agenda
Participaram da visita a coordenadora do Projeto, Rosângela Ribeiro; a Agente Local, Poliana Dantas; e a Técnica responsável pelo Observatório do Crack, Mariana Boff Barreto. Depois de conversar com a equipe multidisciplinar no Caps AD, as especialistas da CNM também participam do 2º Fórum de Controle da Dependência Química da Cidade de Campina Grande, em que um banner foi apresentado.
O objetivo principal do projeto Integração Local para a Reinserção Social do Usuário de Drogas – Projeto Reinserir – é fomentar o trabalho integrado das redes de Educação, Saúde e Assistência Social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas.
Resultado
Os resultados esperados intencionam que a Rede local de atenção aos dependentes químicos, seja mapeada e integrada, que os parceiros locais estejam identificados e envolvidos no processo, que os governos locais e a sociedade civil estejam articulados para oferta de serviços aos dependentes químicos, e, que os governos e parceiros locais, trabalhem integrados em rede, atuando na reinserção social.
Conheça mais sobre o Projeto aqui