Notícias
31/08/2015
Divulgada Radiografia das Escolas Médicas do Brasil; a quantidade de cursos mais que dobrou em 12 anos
Nos últimos 12 anos, o número de faculdades privadas de Medicina mais que dobrou. Passou de 64 em 2003 para 157 este ano, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A Radiografia das Escolas Médicas do Brasil, levantamento do CFM, mostra também o preço desses cursos e a qualidade deles.
Hoje no Brasil, entre públicos e privados, existem 257 cursos de Medicina. Contudo, nenhum deles têm nota máxima (cinco) concedida pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 22% obtiveram nota quatro e são as mais indicadas, com competência maior. Outros 60% tiveram nota três e apenas 18% nota dois. As melhores notas estão nas universidades públicas.
Em relação às mensalidades nos cursos particulares, a média paga por um aluno é de R$ 5,5 mil. Algumas universidades chegam a cobrar R$ 11,7 mil.
Mais informações
Segundo a Radiografia das Escolas Médicas do Brasil, os 257 cursos de Medicina em atividade no Brasil formam 23 mil médicos por ano. Um total de 69% das graduações estão no Sudeste e Nordeste. Os Estados de São Paulo e Minas Gerais juntos concentram um terço dos cursos.
Outro dado: 60% dos Municípios que receberam escolas médicas nos últimos dois anos não atendem ao critério de cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para cada um dos estudantes em formação.
Um Projeto de Lei em tramitação no Congresso quer obrigar os estudantes a fazerem um exame para exercer a Medicina. No entanto, o CFM defende uma avaliação anual para a melhor performance nas universidades.
Agência CNM, com informações da Rádio Nacional