Notícias
23/07/2021
Diamantina encerra ciclo de ações voltadas para o turismo em Minas Gerais
Nesta sexta-feira, 23 de julho, o Município de Diamantina, em Minas Gerais, sediou o último dia do encontro que abordou o desenvolvimento local no Município. O evento promovido pela prefeitura contou com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e também da Associação Mineira de Municípios (AMM). Todo o protocolo sanitário exigido para combate à Covid-19 foi obedecido.
Cada lugar possui uma característica, por isso é preciso planejamento de forma articulada para que as atividades locais sejam valorizadas e a participação da comunidade fortalecida. As normas para regulamentar atividades turísticas, preservação do patrimônio e a visitação de forma consciente ajudam a ampliar o mercado do turismo e gerar emprego e renda.
Mais de 20 prefeitos e 100 agentes políticos participaram do evento, que também foi prestigiado pelo vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Brant, que destacou que o turismo é uma das fontes de emprego e renda mais necessárias na atualidade. “É uma área que, se somarem os esforços, todos saem ganhando”, afirmou.
O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, reforçou que as entidades trabalham para fortalecer o municipalismo e que estão de portas abertas para atender às demandas espontâneas de cada Município. “Além de unir forças para lutarmos pelas nossas reivindicações, promovemos diversos cursos para a qualificação dos agentes públicos. As capacitações são primordiais para o desenvolvimento, para que a gestão seja mais assertiva”, declarou.
O consultor da CNM Mário Nascimento informa ainda que despertar o interesse do gestor de investir no turismo é importante porque Minas Gerais tem um potencial enorme, basta que os Municípios se preparem para elaborar estratégias e fazer a integração regional das rotas turísticas. Também consultor da Confederação, ngelo Roncalli avalia como positivo os eventos e reforça o compromisso do presidente Paulo Ziulkoski, de estar cada vez mais próximo das entidades estaduais e microrregionais para representar com mais efetividade às gestões municipais, colocando todo corpo técnico da entidade para apoiar as ações.
Foto: AMM
Notícias relacionadas

